terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SÃO DESIDÉRIO É REPRESENTADO NA XXII PLENÁRIA ORDINÁRIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO


Postado As:  1:08:00 PM  |  Em:  Noticias



São Desidério foi representado na XXII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, realizada de 27 a 29 de novembro, no auditório da histórica Casa de Aposentadoria, na cidade alagoana de Penedo, pelo secretário de Meio Ambiente e Turismo e membro titular do comitê, Demósthenes Júnior. A plenária teve como pauta, a revitalização do Rio São Francisco com atenção a aspectos relacionados com a gestão do próprio Comitê, aprovação de atas, instauração do processo de eleição do novo vice-presidente do colegiado e apresentação das quatro Câmaras Consultivas Regionais (CCRs), bem como discussões e deliberações de importantes temas, dentre eles, o Plano de Aplicação Plurianual dos recursos pela cobrança do uso da água.
Durante a Plenária o Ministério do Meio Ambiente do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, que completa dez anos, apresentou novos desafios e agregou o CBHSF ao Comitê Gestor da Revitalização, responsável pela definição de critérios e metas, em prol da recuperação ambiental do rio e pelo acompanhamento de medidas tomadas para a gestão de suas águas.

 Agência de Bacia Peixe Vivo, agência que exerce as funções executivas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco,  apresentou uma síntese dos projetos hidroambientais que estão em execução ao longo da Bacia do São Francisco. O diretor técnico da instituição, Alberto Simon Schvartzman, detalhou os 22 projetos (aprovados em plenária) que serão licitados em toda a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Desses, oito projetos já estão sendo executados nas regiões do Alto, Médio e Submédio São Francisco, respectivamente nos municípios de Pirapora, Guaraciama, Buritizeiro, Morada Nova e Pompéu, todos localizados no estado de Minas Gerais, e em Cocos, Morro do Chapéu e Curaçá, na Bahia.Todos eles serão financiados com os recursos da cobrança pelo uso da água do São Francisco. O objetivo é o controle dos processos erosivos, adoção de práticas de conservação do solo, proteção das nascentes e adequação de estradas, com vistas a diminuir o assoreamento dos rios. Dentre os projetos que serão ainda licitados aparecem o projeto de obras para recuperação hidroambiental da bacia do Rio Grande – Sub-bacia do Rio das Fêmeas em São Desidério.
Segundo o Secretário Demósthenes Júnior, o projeto que contempla a sub-bacia do Rio das Fêmeas “tem o objetivo realizar intervenções voltadas para o controle de processos erosivos, adequação de estradas rurais, adoção de práticas de conservação do solo, bem como ações educativas e de comunicação para as populações locais, contribuindo desta forma para redução de processo de erosão e o conseqüente assoreamento de mananciais hídricos”.
Texto: Ascom / Secretaria de Meio Ambiente
Fotos: Secretaria de Meio Ambiente

Compartilhe com seus amigos.

0 comentários:

Parcerias-Ajuda-Contato
Copyright © 2013 Traduzido Por: Template Para Blogspot by BloggerTheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top