A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia- Secult promoveu nos dias 29 e 30, orientação de projetos culturais para as pessoas que tem projetos e querem participar do processo seletivo para os editais do Fundo de Cultura 2013, lançados para os 14 municípios do Território da Bacia do Rio Grande. O atendimento aconteceu no Centro Cultural Celso Barbosa.
Para o representante Territorial de Cultura Gelson Fernandes, as orientações é uma oportunidade dos agentes culturais tirarem as dúvidas do processo seletivo, preenchimento do formulário, apresentação de propostas, elaboração e execução dos projetos culturais. “Serão lançados 18 editais no dia 03 de dezembro e as pessoas podem fazer as suas propostas de projetos até o dia 17 de janeiro, os editais são desde a arte visual, arte cênica, teatro, poesia, literatura, culturas indenitárias como reisado, terno de reis, bumba meu boi, quadrilhas, dentre outros. Todos esses segmentos também terão oportunidades de fazer os seus projetos junto às secretarias ou as suas afiliadas depende de cada projeto ou de cada edital.” Afirma Gelson.
Ainda segundo Gelson Fernandes, todos os 14 municípios do Território da Bacia do Rio Grande, receberão oficinas de orientação cultural. “Está sendo realizadas por todos os municípios da Bahia oficinas para ajudar as pessoas entender melhor como elaborar e enviar os projetos, ou seja, como participar desse processo. Já foram realizadas oficinas em Baianópolis, Barreiras, Angical, Luiz Eduardo Magalhães, São Desidério, e ainda falta município para receber essas orientações. Espero que as pessoas façam os seus projetos e que realmente participem para que as culturas locais possam ser alavancadas.” Frisou.
“As oficinas de orientações de projetos culturais é uma oportunidade que a Secretária de Cultura do Estado da Bahia está oferecendo aos formadores de opinião e pessoas que trabalham com cultura, podendo assim fazer os seus projetos e a partir daí buscar recursos para colocar em prática os seus empreendimentos, a exemplo de quadrilhas, lançamento de livros, teatro e outras modalidades que compete os editais.” Diz o diretor de cultura Vanderlino Barbosa.
Para a participante da oficina Aldair Pereira, que tem como projeto o lançamento de seu livro “Simplesmente Poesias” ressaltou a importância dessas orientações. “Ingressar na área de cultura é um momento ímpar na vida das pessoas, o conhecimento é importante, mas as orientações é que faltava. A gente tem que ter um direcionamento, e através dessa oficina de orientação estou clareando as ideias e organizando o meu trabalho. Os meus projetos artísticos no caso lançamento de um livro “Simplesmente Poesia” é um projeto que vai ser conhecido pelas pessoas, como artista, como pessoa que escreve, como uma pessoa que pensa e formadora de opinião.” Diz.
Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins e divulgação
0 comentários: